Três novos medicamentos relacionados a vasculites ANCA-associadas
- 21/07/2021
- Publicado por: reumatonews
- Categoria: Reumatologia

Os dados da literatura que apoiam o papel de medicamentos relacionados ao início de vasculites associadas a anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (VAA) se baseiam principalmente em relatos de casos ou séries curtas e implicam em tratamentos antigos.
Com novos tratamentos disponíveis, pode ter havido mudanças significativas na epidemiologia dessas reações adversas a medicamentos.
Este estudo objetivou atualizar a lista de medicamentos associados a VAA, usando o banco de dados de farmacovigilância da Organização Mundial de Saúde (VigiBase®).
Entre 483 notificações de casos individuais “desduplicados”, a maioria dos casos de VAA foi notificada em mulheres (71,2%) e a idade média de início foi de 62 anos. O tempo médio para desenvolver VAA após o início do medicamento foi de 9 meses.
A ocorrência de VAA foi considerada grave em 98% e fatal em 9% dos casos.
Os medicamentos associados ao maior relato desproporcional foram hidralazina*, propiltiouracil§, metimazol§, sofosbuvir♣, minociclina¶, carbimazol§, mirabegronav♦ e nintedanibe♠.
*anti-hipertensivo
§antitireoidianos
♣análogo nucleotídeo (hepatite C)
¶antibiótico
♦agonista dos receptores adrenérgicos beta-3 (bexiga hiperativa)
♠inibidor de tirosinoquinase (neoplasias, fibrose pulmonar idiopática e doença intersticial pulmonar associada a esclerose sistêmica)
Outros sete medicamentos também foram associados a casos de VAA, elevando para 15 o total de medicamentos associados a VAA.
Isso incluiu penicilamina, vacina contra influenza, alopurinol, peginterferon alfa-2b, montelucaste e rosuvastatina.
Take-home messages
Este estudo reforça a associação previamente suspeitada, mas também identifica 3 novos medicamentos que podem causar VAA.
Atenção especial deve ser dada a esses medicamentos por prescritores e em estudos experimentais.
É importante ressaltar que as associações não implicam causalidade e estudo de farmacovigilância são sujeitos a diversos vieses como viés de notoriedade.
Identificar se a VAA é uma reação adversa a medicamentos pode é importante, pois há indícios de que isso pode conferir um melhor prognóstico em relação às formas primárias de VAA.
Além disso, a retirada do medicamento envolvido pode ser a única medida necessária em casos leves.
Referências
Deshayes S et al. Arthritis Rheumatol. doi: 10.1002/art.41902.