Notícias
Uso de inibidores de bomba de prótons podem estar associados com doenças autoimunes
- 11/05/2020
- Publicado por: reumatonews
- Categoria: Reumatologia

Os fatores de risco para doenças autoimunes sistêmicas (DAS) em pacientes com doenças gástricas com uso de inibidores da bomba de prótons (IBPs) ainda não são claros.
Um recente estudo discutiu essa relação em uma população asiática. Pacientes sem histórico prévio de DAS foram identificados no Banco de Dados Nacional de Pesquisa em Seguros de Saúde de Taiwan entre 01/01/2000 e 31/12/20102.
Foram analisados os dados de 51.291 participantes com 18 anos ou mais e sem DAS no início do estudo. Usuários de IBPs (n = 17.938) tiveram um risco significativamente maior de DAS vs. não usuários de IBPs2.
Houve um risco significativamente maior de desenvolver DAS em grupos etários mais velhos. Foi observada uma associação dose-dependente significativa entre o uso cumulativo de IBPs e o risco de DAS. Quanto maior a dose diária definida de IBPs, maior o risco de DAS2.
Nos pacientes que receberam IBPs, as doenças autoimunes com incidências significativamente maiores foram síndrome de Sjögren (SSj) (aHR 1,82, IC 95%, 1,02-3,27) e artrite reumatoide (AR) (aHR, 2,19, IC 95%, 1,19-4,01)2.
Este estudo conclui que os usuários de IBPs apresentam risco aumentado de DAS.
Thank you for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do some research on this. We got a grab a book from our local library but I think I learned more from this post. I am very glad to see such excellent info being shared freely out there. Lainey Bartlett Stephenson